3 Dicas para Organizar o seu Estoque

3 Dicas para Organizar o seu Estoque

Antes de tudo é importante saber que o estoque precisa ser feito de acordo com a demanda. Ter um espaço apropriado para o estoque é a primeira coisa a se pensar. Porém mesmo grandes depósitos podem não acomodar todos os produtos, pela desorganização ou sistemas ineficientes. É necessário otimizar o ambiente, adequar o espaço entre as prateleiras, armários e corredores de circulação é fundamental já que todos os equipamentos precisam estar em local de fácil acesso. Além de que a circulação, limpeza e manutenção também devem ser práticas.
  • Posicionamento estratégico das peças
A estocagem precisa ser feita de acordo com a demanda. As peças de maior giro devem estar em áreas mais acessíveis e de fácil visualização. Peças com menor saída podem ficar nas áreas superiores das prateleiras. Outro posicionamento estratégico é separar os produtos por montadoras.
  • Controle posições vazias e peças obsoletas
Gerenciar os espaços vazios precisa ser uma tarefa constante. Áreas vazias, são áreas perdidas. Aproveite-as para alocar produtos novos. A alocação de peças obsoletas também deve ser bem pensada, de nada adianta ocupar um espaço precioso com material inutilizado. Reserve um espaço adequado somente para estes produtos e libere o espaço.
  • Cuidado no armazenamento e fique atento aos prazos de validade
Seu estoque deve ser protegido do sol e umidade. Peças de borracha, guarnições, plásticos, adesivos, etc. não devem ser expostos a raios solares, por exemplo. Peças eletrônicas não podem ficar expostas a umidade, etc. Poucos se atentam, mas peças automotivas também tem prazo de validade e garantia. Fique atento aos prazos para evitar a perda dos produtos.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? entre em contato com a gente pelo telefone
 (21) 3232-3737 ou (21) 3520-2525