5 DICAS PARA UM NOVO NEGÓCIO (MEI)

Quando abrimos um negócio, queremos que os lucros surjam logo, porém, não é tão fácil assim, é preciso ter um planejamento prévio antes que os problemas sejam maiores que os benefícios.

Alguns dados de 2017 podem comprovar que esse é momento de investir no comércio e varejo.

Na coluna “Valor” da globo.com, diz que “o Rio teve um aumento de 2% nas vendas no varejo”, e isso não acontecia a dois anos, pela grave crise financeira que se instalou no Brasil.

Dados coletados da revista valor:

“RIO  – Após dois anos seguidos no campo negativo, o volume de vendas do varejo cresceu 2% em DEZ 2017, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o melhor ano desde 2014 (2,2%).”

Por isso, nos reunimos 5 dicas para ajudar você neste momento tão desafiador que é abrir seu próprio negócios

 

1. Definir seu público

É importante saber qual é o público que irá trabalhar, pois os conteúdos de promoção e divulgação deverão cativar este universo. Mesmo que seu negócio seja pequeno, é importante avaliar como será comportamento do público que irá frequentar seu estabelecimento. Você pode conhecer o público  pelo o seguinte pontos: idade, gênero ou nível de escolaridade.

 

2.  Escolher uma ferramenta de gestão

Quando começar a planejar abertura de um comércio ou empreendimento é importante conhecer os softwares de gestão ofertados no mercado, para lhe auxiliar nesta nova jornada. Com a ferramenta adequada, você cumprirá todas as obrigações fiscais e não fiscais de forma ágil, eficiente e sem perda de tempo. Um software adequado lhe fornecerá relatórios de caixa, entrada e saída de mercadorias, controle financeiro e emissão de Notas Fiscais.

 

3. Gestão de estoque  

Sabemos que a gestão de estoque é um dos pontos mais importantes quando abrimos um comércio. Por isso, alguns pontos precisam ser frisados para não ter aquela “dor de cabeça’’

Alguns pontos são:

Saiba que encher loja  de promoções pode acabar com alguns problemas financeiros e logísticos.

É igualmente importante, lançar mão de relatórios estratégicos que informam qual o produto que teve mais saídas em determinadas épocas do ano. Essas informações compõem uma estratégia de vendas futuras, e a base para que elas aconteçam depende do controle de estoque, se ele é bem gerenciado ou não, portanto, atenção total para esse ponto.

 

4. Atendimento de Excelência

Após definir público irá atuar, é de suma importância  ter um atendimento de excelência, para que não haja “dor de cabeça” constante, a excelência no atendimento é o que definirá se o cliente irá voltar ou não em seu estabelecimento pelo fato de serem ou não .

A partir deste, ponto é preciso saber:

Funcionários devem ser bem treinados, não importa o cargo que exerce precisa de treinamento qualificado.

Ter cuidado com se dirigir a qualquer pessoa, forma de falar de vestir, de se comportar diante ao cliente.

Ter uma boa gestão interna, pois a falta de organização acaba transmitindo ao cliente; que é único que não pode ser atingido pelo os problemas interno. Então, é preciso que os setores trabalhem em harmonia, prazo estabelecido e qualidade para que a gestão seja eficiente, para toda a empresa, seja ela pequena ou grande.

 

5. Use as redes sociais ao seu favor

Todos sabem que a rede social é incrivelmente perigosa, mas necessária. Entre entanto, é preciso saber que os clientes estão cada vez mais online e precisando de atenção.

Algumas dicas são:

Se adotar as redes sociais é preciso saber que sua rede social particular é sua rede social particular, não misture vida pessoal com vida profissional, isso não faz bem quando se fala em negócio e principalmente comércio.

Crie promoções de interação. É preciso interagir com este público, então lance ações para que os seguidores saibam que sua marca está ali, sempre atenta a eles.

Responda às críticas. É sempre bom tentar solucionar eventuais problemas e críticas expostos nas redes sociais, mesmo que sejam mercadoria, serviços oferecidos ou atendimento.

Promova marca, crie anúncios que ajudam nesta avaliação, direcione-os eles para um campo onde ele veja as ofertas e saibam as novidades. Entenda as necessidades que estão buscando.

 

Por fim, tente entender bem como irá se posicionar no mercado, conhecer o seu  armo de negocio é muito bom desafiar a concorrência. 

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