Obtenha sucesso na sua loja!

Por mais que o país esteja sofrendo uma crise financeira, no qual grande parte da população encontra-se atingida, o segmento pet não enfrenta tal instabilidade, muito pelo contrário. Profissionais e especialista da área garantem que o mercado é promissor. As pesquisas apontam o Brasil como sendo a segunda maior população de cães e gatos do planeta, e os negócios para pets movimentam cerca de R$ 11 bilhões no Brasil.

Segundo o IBGE, a estimativa é de que 61% das famílias brasileiras têm um animal de estimação em casa. Com isso, muitas delas apresentam cuidados com seus pets em relação a saúde, higiene, alimentação e, claro, vestuário.

Se você for parar para pensar quantos serviços e produtos podem ser oferecidos aos bichinhos, encontrará uma infinidade de opções. Sendo assim o segmento pet não para de crescer.

E se você já possui um Pet Shop ou pensa em ingressar nesse mercado, você está no lugar certo, pois a seguir vamos listar as 6 questões que mais geram dúvidas em empreendedores.

 

É necessário estar atento a algumas questões básicas que listamos abaixo:

 

DEFINA O LOCAL DA SUA LOJA

A primeira preocupação que você deve ter é para a localização do seu Pet Shop. O ideal é optar por um lugar de fácil acesso, é importante analisar os meios de transporte que levam até o seu ponto de venda. Escolher regiões que apresentam um bom fluxo de pessoas (shoppings, centro da cidade) traz visibilidade à sua loja e, consequentemente, contribui para mais visitas e vendas.

Entretanto, a escolha do ponto de venda não necessariamente irá seguir esse padrão, já que os nichos que envolvem luxo ou qualidade superior se localizam em pontos mais afastados. Isso se dá pois nesse tipo de mercado o que mais atrai o cliente é a exclusividade e as características do produto. Sendo assim, o local do ponto de venda não é tão relevante quanto nos demais públicos. Então, invista na qualidade de produtos e serviços.

TRABALHE PRÓXIMO A CONCORRENTES

 

Fugir dos concorrentes fortes ou se inserir num pólo?

É uma questão que passa na cabeça da grande maioria. Mas aí vem uma novidade: implantar um negócio próximo do concorrente traz vantagens quando o público já possui o hábito de ir a uma determinada rua ou bairro para comprar. O conglomerado de lojas tem uma influência maior sobre o comprador do que um estabelecimento isolado poderia ter. Com mais variedades de estabelecimentos em um mesmo local, o consumidor fica tentado a analisar e avaliar as ofertas de todas elas.

Todavia, mantenha-se sempre atento. Vender os mesmos produtos e serviços do concorrente não irá te distinguir dos demais, então é ideal oferecer algum tipo de diferenciação para atrair a clientela.

 

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

 

É fundamental que os trabalhadores do seu Pet Shop tenham amor e cuidado pelos animais. Os bichinhos necessitam de atenção especial, então é válido contratar pessoas que ofereçam esse tipo de atenção diariamente, de forma dedicada e profissional. Preze sempre por profissionais com boa comunicação, organização e, principalmente, experiência e conhecimento na área.

Falando nisso, é importante e também um diferencial a presença de um veterinário na empresa. Ele é o profissional capacitado para cuidar da saúde do seu pet. Escolha bem esse especialista.

 

Uma dica: Escolha lugares estratégicos para divulgar a vaga, como por exemplo, universidades que oferecem o curso de veterinária. Estudantes gostam de pôr em prática o que aprendem e são extremamente dedicados, com a mente fresca.

 

CRIAR PROCESSOS

Um dos principais fatores para o sucesso de uma petshop, clinica veterinária, ou  outros negócios desse segmento, é a criação de um processo ágil, controlado e eficaz. O número de empresas com dificuldades na organização de processos é enorme, por isso, definir um processo de sucesso é importante para você analisar toda a rotina organizacional como uma teia de processos, em que cada funcionário execute suas tarefas seguindo uma lógica sequencial, ou seja, obter maior eficiência produtiva e valor para um grupo específico de clientes. Conforme dito, os processos integram e facilitam a comunicação entre os vários setores da empresa e refletem a forma como ela funciona, um bom trabalho de endomarketing (conjunto de estratégias voltadas para o público interno, como empregados, revendedores, acionistas etc.), reflete nas ações externas da empresa.

 

TENHA UM BOM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO

A automação comercial deixa seu processo de venda muito mais rápido e prático. Com um bom sistema de gestão de lojas, é possível fazer um planejamento e acompanhamento de entrada e saída de produtos, fazer o registro de novas mercadorias que estão chegando no estabelecimento, acompanhar e controlar seu estoque, cadastrar novos clientes, criar pacotes e planos (como clubinhos de banho e tosa e consultas com veterinários) para os animais, entre outras funções.

Em suma, o software facilita o processo de venda/serviço e lhe permite um maior controle sobre sua loja e produtos.

 

FIDELIZE SEUS CLIENTES

Conquistar novos clientes é fundamental para obter sucesso no seu negócio. Entretanto, manter os que já estão na casa é uma tarefa mais importante ainda, já que o custo em buscar novos fregueses é muito mais caro do que manter seus fregueses antigos (5 vezes mais caro).

Ofereça sempre um bom atendimento para que seu cliente se sinta único, valorizado e com vontade em voltar sempre. Se dirija a todos (especialmente aos bichinhos) com educação, gentileza e simpatia. Mantenha seu empreendimento limpo, organizado e pronto para atender a todos da melhor maneira possível. Não se esqueça também de realizar ofertas, promoções, eventos com os pets, entre outros.

 

 

Os clientes e consumidores que se sentem bem recebidos e agradados sempre retornam ao local.

É ideal que você preze por excelência e organização em todos os aspectos no segmento de Petshop. Com uma equipe capacitada, um bom sistema de gestão de loja e produtos de qualidade, fica mais fácil de garantir a longevidade e sucesso de sua empresa. Invista nisso!

É REVENDA INTELBRAS ?  Agora você tem uma área exclusiva.

x