9 diferenciais que seu auto center precisa ter

Definir o valor de um serviço nem sempre é uma tarefa simples por ser bastante difícil mensurar o benefício trazido por ele. E diante da concorrência acirrada do mercado das oficinas mecânicas, o que fazer? Nesse caso, uma boa aposta é a diferenciação. O surgimento de mais empresas aumentam a concorrência e com isso é preciso desenvolver estratégias para criar um diferencial competitivo e conquistar novos clientes. A chave do seu sucesso pode estar no seu diferencial. Para que o seu empreendimento se destaque no mercado, é preciso que ele oferte algo que a concorrência não possui.

Neste artigo, juntamos 9 diferenciais mais importantes que sua loja vai precisar ter para se destacar nesse cenário. Confira abaixo:

 

1. Honestidade

Alguma vez na vida você  já enfrentou a situação de ser cobrado por um serviço e depois de pronto descobriu que não havia necessidade? A verdade é que parece normal encontrar empresas e prestadores de serviços que priorizam encher o bolso de dinheiro ao contrário de oferecer qualidade aos clientes (o que eles realmente precisam), dando a impressão que ser honesto te torna uma pessoa boba, mas para o mercado a realidade é muito diferente. Ser honesto com seus clientes se tornou um diferencial e tem grandes chances de aumentar os lucros da sua empresa. Como isso? Para comprovar que prestar um bom atendimento é o que pode fazer qualquer empresa se destacar da concorrência e conseguir alcançar o topo, veja esse caso em que o funcionário da loja Rei do iPhone ficou conhecido por um simples ato de honestidade e aumentou mais de 900% o lucro de sua empresa.

 

2. Bom atendimento

Isso não é mais novidade, mas é sempre bom relembrar o quanto um bom atendimento valoriza a loja, e isso vai além de ser simpático com seus clientes. Um excelente serviço começa com os funcionários, já que eles estão representando a sua loja. Por isso, você deve investir em treinamentos, ações motivacionais, premiações, corridas internas e especializações para obter controle de qualidade da sua equipe. Isso diminui os retrabalhos, aumenta a satisfação dos clientes e otimiza os processos, consequentemente, diminui seus custos e te permite cobrar preços mais competitivos, já que o fluxo de clientes com certeza irá aumentar e eles vão estar felizes em pagarem por isso.

 

3. Preço justo

Os custos desempenham um papel muito importante na precificação, por isso, é preciso controlar e sempre buscar maneiras para diminuí-los sem afetar a qualidade do serviço, uma vez que você precisa se manter à frente em um mercado tão competitivo. De acordo com a  Lei 13.455/2017 publicada no Diário Oficial da União, os comerciantes estão autorizados a oferecer preços diferenciados para pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito ou débito, mesmo já sendo praticada por muitos comerciantes anteriormente, que ofereciam descontos para quem pagasse com dinheiro. Essa diferenciação na cobrança, busca evitar a demora em receber o dinheiro e  as taxas cobradas pelos cartões, que são altas e tiram um pouco de lucro. A proposta não obriga a diferenciação de preços, mas oferecer essa possibilidade ao comércio, o que torna um diferencial para sua loja.

Oferecer um preço justo ainda é uma oportunidade para os negócios, mas lembre-se que ao exceder esse preço, a ação começa a operar em direção contrária. Uma dica é a fazer com que sua oficina ofereça orçamento aos clientes para o serviço.  Se você não tem certeza se o preço em uma loja é alto, faça a comparação de preços com outras oficinas ou busque por ferramenta de orçamento para saber qual o preço de mercado de diversos serviços mecânicos.

 

4. Mais que um simples serviço

Antigamente, as pessoas buscavam uma oficina mecânica quando o carro apresentava um problema específico. Com a popularização das concessionárias, que efetuam a revisão de todo o veículo em um mesmo local, o cliente não está mais habituado a ir em várias oficinas para verificar cada detalhe do seu carro. Para atrair o cliente de hoje, você precisa oferecer uma ampla variedade de serviços. Por isso, inclua na sua oficina serviços como: funilaria, pintura, instalação de acessórios, pré-inspeção, limpeza de ar-condicionado, manutenção de sistema elétrico e até venda de itens de maior necessidade. Você ainda pode oferecer um serviço de busca e entrega do veículo e, claro, sempre devolver o carro devidamente limpo. As pessoas querem praticidade quando procuram uma oficina mecânica. Portanto, se o cliente puder fazer tudo em um só lugar, você o conquistará e o vai fidelizar ele ao seu estabelecimento.

 

5. Sustentabilidade

A responsabilidade social e ambiental deve ser uma preocupação de todos os negócios, principalmente aqueles que descartam resíduos com frequência. Pequenos negócios também geram impacto ambiental, e em casos de oficinas mecânicas, por exemplo, consomem e descartam muitos produtos diariamente que precisam de um fim adequado. O óleo é um desses resíduos que não pode ser despejado na natureza, e o proprietário precisa estar atento às ações de responsabilidade que seu negócio, mesmo pequeno, precisa ter. Para coletar o óleo proveniente do piso ou tanque onde os mecânicos lavam suas mãos, a oficina sustentável deve instalar uma caixa separadora de água e óleo. O piso da oficina deve impermeabilizado e a drenagem deste ao ser lavado deve ser direcionada para um ralo ligado a caixa separadora. O óleo proveniente desta caixa separadora e da troca de óleo devem ser armazenados em um tanque especial para destinação adequada.

Uma oficina sustentável ou verde é aquela em que a gestão se preocupa com questões ecológicas, econômicas e sociais, criando ambientes internos saudáveis e seguros, evitando a contaminação da natureza e realizando seus serviços com maior eficiência. Em breve, as mudanças relacionadas à sustentabilidade terão de ser adotadas pelas empresas por força da legislação. E por que isso pode ser um atrativo para os clientes? O atendimento feito por funcionários satisfeitos e bem treinados sempre colhe bons frutos e torna-se uma referência a ser indicada, aumentando a freguesia.

 

6. Tecnologia

A tecnologia vem evoluindo e só nesse post você já viu duas formas de implementá-las em seu negócio. A questão é que existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas em sua oficina. Um exemplo é a possibilidade de o cliente acompanhar o que está sendo feito, como está sendo feito e como está o andamento dos serviços contratados.

Algumas oficinas, fotografam os carros e disponibilizam um canal online em que os proprietários podem acompanhar, em tempo real, o andamento do serviço em seu veículo.

Essa estratégia aumenta a confiança do consumidor com a oficina, além de fidelizar clientes e agregar valor ao seu negócio. Isso quer dizer que as chances desse cliente indicar o seu negócio para outras pessoas é muito grande!

 

7. Sistema

O empresário precisa de um sistema que atenda às exigências da legislação tributária, mas que também forneça dados relevantes sobre a produção e comercialização. A base de dados apresentada serve de indicativo para tomada de decisões e aprofundamento da análise do investimento. A utilização de equipamentos e sistemas acrescenta independência e agilidade, possibilitando consultas online num ambiente que transforma números e estatísticas em ações efetivas para a prospecção do seu negócio.

Atendimento mais rápido e eficiente

Automatize os processos de receber o automóvel, detectar o problema, informar o cliente e definir prazo e orçamento. Com a correta identificação do veículo e a emissão de OS (ordem de serviço) bem detalhada, aumenta-se a velocidade e minimiza-se os erros em todas as operações.

 

Controle total das vendas e serviços realizados

Através de um cadastro de clientes, fornecedores e produtos realizados de forma prática e rápida, o controle dos serviços fica bem mais simples, permitindo uma análise bem detalhada das suas operações, prevendo gargalos, minimizando perdas e maximizando os lucros.

 

8. Local de espera

A aparência de sua mecânica, sua organização e limpeza, é a primeira coisa que o cliente nota ao entrar no estabelecimento, influenciando na opinião que ele terá de sua oficina. Ambientes sujos, escuros e bagunçados não passam segurança para a pessoa deixar o carro e, portanto, dificilmente ela se tornará cliente.

Da mesma forma, quando a pessoa aguarda por um reparo pequeno em seu veículo, é importante que ela tenha um lugar agradável onde esperar. Você pode ter um espaço com cadeiras confortáveis, televisão, revistas e até um cafezinho para o seu cliente. Oferecer conexão de internet Wi-Fi também é um diferencial nesse aspecto. Leva e trás, com condutores, oferecidos em cortesia com agendamento prévio; Espaço para recebimento, espera e serviço dos veículos de até 100 vagas permanentes; Carros entregues lavados e aspirados após a finalização dos serviços, oferecidos em cortesia; Sala de espera climatizada com TV à cabo, café e água para a maior comodidade dos nossos clientes, emissão de laudo técnico.

Lembre-se de que marketing não se resume à divulgação: um ótimo atendimento transforma-se em marketing feito pelas pessoas que sairão dali e indicarão o local ao seu círculo de conhecidos.

9. Invista no Marketing Digital

Dados da pesquisa do IBOPE e-commerce mostram que mais de 47% das pessoas procuram informações sobre o produto antes de realizar uma compra. Disponibilize, em sua loja, a opção de avaliar os produtos. Notas ou resenhas, tanto faz, o importante é que haja algum sistema que possibilite ao cliente dar a sua opinião. E mais do que isso, incentive os clientes a comentarem. De nada adianta o espaço, se não houver participação. o Marketing Digital, uma maneira inovadora e muito mais eficiente de contar para o mundo que sua oficina existe e que ela oferece os melhores serviços da região!