Em algum momento da vida você já adquiriu um produto e/ou serviço que um amigo utilizou, gostou e o indicou? Ou até mesmo o contrário, você já ficou tão satisfeito em obter uma nova mercadoria que decidiu recomendar para as pessoas com quem convive? Aposto que essas situações já aconteceram diversas vezes com você. O que primeiramente parece ser apenas uma simples conversa, no mundo dos negócios esse bate papo é considerado uma das melhores ferramentas de marketing.

Essa ação de promover um determinado produto, marca e empresa, apenas por compartilhar uma boa experiência e sem receber nenhum benefício em troca, se chama Buzz Marketing; popularmente conhecido como Marketing boca a boca. Em outras palavras, esse método visa propagar uma ideia através dos seus públicos de interesse. Ou seja, é uma forma de divulgação mega eficaz que utiliza os próprios consumidores como meio de propagação, além de ter um custo consideravelmente mais baixo em relação às tradicionais propagandas.

Agora que você já entende o conceito sobre o buzz marketing, nós vamos dar instruções sobre como fazer seus clientes virarem “garotos propaganda” da sua empresa. Continue conosco e veja as dicas que preparamos para você:

 

  • POSSUA UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Duas das principais regras de um bom atendimento são: tratar o cliente com educação e conseguir atender às suas necessidades da melhor forma. Entretanto, é válido lembrar que um bom atendimento não é realizar apenas o que deve ser feito. Muitos clientes são conquistados (e fidelizados) quando tratados com gentileza, ao receber desconto e/ou promoção, quando tem espaço para procurar um produto sem se sentir pressionado pelo vendedor… enfim, quando são bem tratados ao ponto de se sentirem únicos e especiais.

 

  • ESCUTE OS SEUS CLIENTES

Tudo o que o seu cliente deseja é ser ouvido. E acredite, se você deseja estimular o marketing boca a boca na sua empresa, é crucial criar canais de comunicação bem desenvolvidos e efetivos, e colocá-los a dispor do seu público.

Ao criar esses meios, invista em ações, mensagens, contato, relacionamento.. ou seja, todo tipo de medida que faça com que seu cliente se sinta bem e impulsione a marca. Um comentário em mídias sociais, compartilhamento, avaliação, entre outras formas de comunicação, ajuda a popularizar seu nome, expor a marca e atrair novos públicos.

 

  • RESOLVA PROBLEMAS E RECONQUISTE

Um cliente insatisfeito com a empresa pode te colocar em maus lençóis; e tentar deixar o problema de lado pode acarretar em terríveis consequências. A melhor medida a ser tomada é contornar a situação e reconquistá-lo de maneira surpreendente. Assim, sempre solucione as reclamações com cordialidade e simpatia. Demonstre que a empresa entende o lado dele e que irá fazer de tudo para solucionar determinada complicação. Agrade e cative o cliente oferecendo brindes, desconto na próxima compra; presente-o com um cartão manuscrito se desculpando pelo o ocorrido e dando um novo produto. Tendo essas atitudes, além de posicionar a marca como uma empresa preocupada, o cliente falará sobre o ocorrido com seus amigos.

 

  • TRABALHE NAS REDES SOCIAIS

Com toda certeza os consumidores da sua marca estão ativos no mundo virtual. A internet proporciona uma maior facilidade para expor ideias e pensamentos, então as pessoas recorrem a ela para mostrarem satisfação ou desgosto sobre algo. Com isso, é fundamental que a sua empresa também esteja presente na web, acompanhando o que é dito sobre ela e promovendo engajamento para com os clientes. Mostre-se ativo, atencioso e preocupando com o que estão falando sobre você.

 

  • SEIS BOTÕES DE BUZZ

Segundo o publicitário Mark Hughes, existem seis tipos de assuntos que funcionam como uma espécie de “botões do buzz” que, quando ativados, garantem que as pessoas vão se interessar e discutir sobre alguma coisa.
De acordo com Hughes, se uma campanha de marketing impulsionar um ou mais desses botões, ela vai gerar bastante conversa nas mídias sociais, rodas de conversa e nas ruas.
Tendo isso em mente, agora nós iremos ver os seis botões do Buzz Marketing:

  • o tabu;
  • o incomum;
  • o extraordinário;
  • o chocante;
  • o hilário;
  • o segredo.

Esses botões nos estimulam a falar a respeito de determinado assunto.

O primeiro deles é o tabu, que é quando a campanha aborda um assunto “proibido”. Melhor dizendo, quando o assunto é questionável, polêmico, controverso, no qual as pessoas devem se posicionar e “escolher um lado”.

O botão do incomum é ativado quando vemos algo diferente, que foge dos padrões que estamos acostumados. Como por exemplo, um produto totalmente novo e único, algo revolucionário.

O botão do extraordinário é ativado quando vemos algo incrível, fantástico e que deixa os clientes tremendamente satisfeitos.

O botão chocante é o mais comum de todos. É tudo aquilo que nos choca e que gera diversos comentários.

Já o botão hilário recorre a tudo aquilo que nos faz gargalhar. As pessoas tendem a ser atraídas e focar atenção naquilo que as fazem rir.

Por último mas não menos importante, o botão do segredo, que é aquele o qual desperta a curiosidade das pessoas, faz com que vasculhem por pistas e dicas sobre o segredo.

Após todas essas informações, não existe mais dúvidas a respeito da eficiência do Buzz Marketing, certo? Ele é uma ferramenta muito poderosa nas mãos de quem sabe utilizá-lo. Então, invista no método e aplique todas essas dicas em estratégias para tornar os seus consumidores fiéis propagadores da sua marca.  

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