A Internet está em um processo de evolução contínua e vem ganhando espaço na vida das pessoas diariamente. É uma rede mundial de pessoas, empresas e informações que ganhou muita popularidade. Atualmente cerca de 30% da população mundial já acessa esse mundo digital, são aproximadamente 2,1 bilhões de pessoas e esses números continuam crescendo.

Com base nisso, empresários estão investindo em ações para divulgar suas empresas na rede e, consequentemente, alcançar um maior sucesso; já que esse ambiente proporciona um amplo alcance de público e gera bastante visibilidade.

Entretanto, se engana quem pensa que o grande e único passo é criar um site e pronto. Vai muito além disso. É preciso de um bom planejamento, executar os planos corretamente e divulgar o máximo possível.

Dito isso, se você empreendedor não tem o seu negócio inserido na web, está perdendo tempo, oportunidades e dinheiro. Caso queria aprender a como começar a divulgar ou a melhorar a divulgação da sua empresa no mundo virtual, confira agora o nosso roteiro abaixo:

 

VEJA INSTRUÇÕES DE COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET:

 

1. PLANEJE A DIVULGAÇÃO

O primeiro passo para você começar a divulgação da empresa na web é elaborar um plano de marketing digital, onde será preciso fazer a análise do seu mercado e do público, para que com isso comece a pensar estrategicamente.

Essa é uma etapa muito importante, pois é com base nos dados das pesquisas que você saberá qual é o tipo de público que deseja atingir e quais métodos necessários para realizar isso. Além de determinar como a sua empresa irá agir e quais ferramentas deverá utilizar.

Nós da Total Control, por exemplo, utilizamos recursos como Google Adwords e Facebook Ads para impulsionar a divulgação de promoções, lançamentos, produtos e da própria marca em si.

Lembre-se, não existe uma única forma de como divulgar um negócio na internet. Cada segmento possui características próprias que determinam quais são as ferramentas ideias a serem utilizadas.

 

2. PREPARE/CRIE O SEU SITE

Não adianta espalhar sua empresa pelos quatro cantos do mundo digital se o seu site não está apto para receber os consumidores, não é mesmo?  Não adianta criar campanhas fantásticas, se o seu website não está preparado para absorver os dados de acesso a essas campanhas. É muito importante também que o marketing digital da sua empresa, seja ele criado por meio do Google, redes sociais ou até email marketing, esteja pronto para atender a demanda vinda desses canais.

Caso você ainda não tenha um site, providencie já! Pois é nele onde seus consumidores irão descobrir quem você é, quais os produtos e/ou serviços tem a oferecer, conhecer a história da empresa, entrar em contato quando preciso e realizar compras.

Outro conselho fundamental: um sistema de E-commerce é uma ótima forma começar o seu negócio no mundo virtual. É ideal que por trás dessa ferramenta, você tenha o auxílio de pessoas que te ajudem a manusear e formular suas estratégias.

 
3. TENHA DESTAQUE NOS BUSCADORES

Seja qual for o seu ramo de atuação, aparecer nas buscas do Google é diferencial enorme para você e para o seu negócio. Criar estratégias de exposição da sua marca nas páginas de pesquisa do Google e de outras ferramentas de busca são cruciais para dar visibilidade a sua empresa e alcançar um grande número de pessoas.

Quando falamos sobre buscadores, temos duas situações:

Resultados orgânicos: são aqueles que o Google classifica de acordo com seu algoritmo de busca e enumera quais são os web sites mais relevantes e adequados à sua pesquisa. A grosso modo, os resultados orgânicos são ranqueados de acordo com a qualidade do endereço. O Google relaciona as palavras da busca com as palavras do site e classifica de acordo com a relação de uma para outra. Não acontece de forma paga. Para ter uma boa otimização você deve manter o SEO atualizado e trabalhando sempre novas práticas.

Resultados pagos: são aqueles que aparecem nas buscas por meio de anúncios criados no AdWords, e estão localizados acima dos resultados. Eles são pagos e possuem classificação através de lances de CPC (Custo Por Clique), índice de qualidade dos anúncios e outros fatores.

No momento, o Google é a maior ferramente de busca do mundo, criando maneiras avançadas e fáceis para os clientes encontrarem as empresas, produtos e serviços. Pensando nisso, investir em links patrocinados pode ser um excelente diferencial para o sucesso de sua empresa.

 

4. ESTEJA PRESENTE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Talvez essa seja a dica mais importante de todo esse texto.

Os indivíduos passam a maior parte do seu tempo conectados às redes sociais, como: Facebook, Youtube, Google+, Instagram, Twitter, Pinterest, WhatsApp e muitos outros. Você não acha que propagar sua empresa nesses canais é uma jogada de mestre? Aposto que sim.

Entretanto, como é preciso ter cautela e análise antes de tomar qualquer iniciativa de divulgação, nas mídias sociais também não será diferente. É interessante realizar testes cadastrando sua empresa em várias redes para descobrir em qual delas o seu público marca maior presença. Isso vai depender muito do tipo de produto que você está ofertando, como por exemplo: se você tiver uma loja de roupa feminina, obterá mais sucesso e retorno divulgando no Facebook, Instagram e Pinterest, já que o Facebook é a rede social com mais usuários no mundo, e as duas últimas são muito utilizadas quando se trata sobre fotos.

Com essa informação, você divulga seu serviço apenas onde seus possíveis clientes se encontram, sem aplicar investimento no ambiente errado.

 
5. E-MAIL MARKETING E LISTA DE E-MAILS

Essa é uma das ferramentas mais importantes de marketing digital, tanto para o ambiente online quanto para o físico. Muitas pessoas acham que esse método é ultrapassado ou que não tem mais tanta utilidade. Não se engane!  O e-mail marketing é muito produtivo quando usado de maneira correta e direcionado para as pessoas certas. Você não irá obter o retorno desejado apenas disparando toneladas de e-mails, sem se preocupar com o conteúdo ou para quem está escrevendo. É necessário produzir bons materiais, com relevância, e que tenha importância para o destinatário.

O e-mail marketing é uma maneira de manter um contato, relacionamento, com o público que você deseja atingir Por conta disso, ele deve agregar valor e ser útil para quem recebe.

Ainda relacionado aos e-mails, é fundamental pensar nas listas de e-mails, as quais apresentam uma listagem de pessoas interessadas em saber mais sobre a solução que você oferece. Uma parte muito boa desse artifício é que após as pessoas se cadastrarem, você tem uma lista de indivíduos para quem pode enviar conteúdo e promoções dos seus produto ou serviços sempre que quiser.

 

Com base nessas valiosas informações, fica mais fácil propagar o seu negócio e atingir a todos que deseja, não é mesmo? Como você pode ver, é preciso avaliar quais caminhos seguir, quais ferramentas e mídias utilizar, entre outras questões; mas nada que seja um bicho de sete cabeças.

Então, agora é a hora de estudar, planejar e pôr a mão na massa. A internet oferece um espaço infinito e diversas maneiras distintas de divulgação, basta você querer, acreditar e trabalhar.

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