3 passos para fazer uma promoção de sucesso

Promoções devem ser confiáveis, atrativas e ser de fácil funcionamento.

Promoção de vendas, é um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um determinado produto, até mesmo mais de um, ou serviço por um determinado tempo. Para ter uma promoção de sucesso, a empresa deve proporcionar benefícios ao consumidor através da sensibilidade naquele momento. Sendo assim, não é necessário colocar uma campanha por um longo tempo, pois o beneficio pode se incorporar ao produto, ou serviço, reduzindo o impacto causado pela promoção.

 

PLANEJAMENTO

Um dos passos mais importantes ao se pensar em uma promoção, é planejar.
Os primeiros passos são:

– Traçar o objetivo principal da promoção. Que pode ser, por exemplo, aumentar o nível de faturamento da empresa. Mas isto não quer dizer que não possa atender a outras necessidades do negócio, como atualizar/ampliar o cadastro de clientes, pesquisar aspectos importantes sobre o consumo dos produtos, demonstrar como usá-los, testar lançamentos etc.A promoção de descontos nunca deve ser muito extensa ou frequente para que não venha a cair em descrédito.

– Determinar os alvos a serem atingidos. Estes alvos podem ser estabelecidos em relação ao público, produtos, volume. Por exemplo, a promoção poderá ser feita para incentivar a venda de um determinado produto, ou ser direcionada para determinado perfil de cliente ou região.

– Fazer uma pesquisa de mercado, analisando as promoções e preços oferecidos pelos seus concorrentes. Analisar qual é o tipo de promoção mais adequada para aquele público, região e canal de distribuição.

– Escolher a técnica promocional que será utilizada. As mais usadas são: descontos ou prazos especiais, vale- brindes, sorteios, jogos etc. O que muda de uma técnica para outra são sempre os benefícios de motivação e a forma do cliente conquistá-lo.

– Após escolher a técnica, é hora de criar a mecânica da promoção, ou seja, o que o cliente precisa fazer para conquistar o benefício adicional. Um boa alternativa é cadastrar todos os seus clientes para que eles possam estar por dentro de todas promoções/descontos oferecidos.

– Toda promoção deve ser comunicada ao público-alvo. Para isso, estabeleça as formas de comunicação, ou então contrate empresas que possuam experiência na criação e veiculação de campanhas para o perfil do seu público e de seu mercado, utilizando os diversos meios de comunicação disponíveis, desde os tradicionais até os alternativos, como por exemplo, a distribuição de panfletos ou uso de carros de som (nas cidades onde este tipo de divulgação é permitido).

–  Além da divulgação externa é importante também investir na divulgação na loja, se tiver pouca disponibilidade para investir concentre os gastos na comunicação interna e na fachada do estabelecimento. Neste caso não deixe de colocar cartazes, faixas, banners e displays.

– Antes do lançamento da promoção, não se esqueça de criar uma forma de controlar e acompanhar os resultados. Estas informações serão valiosas para a tomada de decisões no futuro.

 

INVESTIMENTOS

– Procure fazer acordo com seus principais fornecedores para obter apoio nas promoções cooperadas e vantagens adicionais para seus clientes.

– Dependendo do ramo em que você atua, oferece entrega gratuita que pode valer muito para agradar e manter a sua clientela.

 

PROBLEMAS MAIS FREQUENTES NAS PROMOÇÕES

– Mecânica complicada;

– Muitas exigências para participação;

– Comunicação falha: mensagem, meios de comunicação ou freqüência insuficiente;

– Benefício pouco atrativo;

– Falta de sintonia com as motivações do público-alvo;

– Duração muito longa;

– Descontos pequenos demais;

– Sorteios pouco confiáveis;

– Uso de fórmulas já saturadas;

– Pouca ou nenhuma inovação ou criatividade.

LEMBRE-SE: explore as redes sociais!
Boas vendas!