Armazéns e Depósitos: Como organizar seu estoque.

Armazéns, depósitos e distribuidoras encaram uma rotina dura para manter o estoque organizado. A falta de atenção para essa área pode refletir em questões que são fundamentais para seus clientes como: pontualidade, tempo de espera, caixas em péssimas condições, produtos danificados, gerando prejuízo para você e insatisfação para seu cliente.

Você sabe qual é o principal erro de um estoquista?
É a falta de planejamento e organização. Pois quando não há controle sobre o ambiente de armazenagem, acaba-se perdendo cliente e, consequentemente, dinheiro.

Veja agora 6 dicas que separamos para você melhorar seus processos e evitar problemas com estoque.

1 . SEJA OBSERVADOR

A melhor maneira de começar um processo de gestão de estoque é observar. É importante fazer passeios pelo estabelecimento para identificar se tem algo errado; acompanhar se os produtos estão sendo postos, como o controle está sendo feito, quem está responsável pela reposição e qual impacto isso tudo está gerando na empresa.

 

2. TRABALHE COM A EQUIPE

Os funcionários são a peça chave  para o seu empreendimento.
Por isso, estar junto a eles e analisar seus serviços é fundamental. Acompanhe a prática, o desempenho e convivência dos funcionários..

Comece separando 1 momento do seu dias para  receber um feedback dos que estão mais presentes no estoque, isso ajuda a evoluir e implementar melhorias.
Eles serão os primeiros a notificar caso algo esteja errado por lá.

 

3. RELAÇÃO COM O FORNECEDOR

Caso você não tenha um bom caminhoneiro para transporte e precise contratar um terceirizado. Escolha um fornecedor confiável e de qualidade implica em seu sucesso. É importante que ele tenha boa experiência comprovada, garantia de qualidade,  cuidado com as mercadorias, bom histórico nas entregas dentro dos prazos, entre outras mais.
Assim, vocês terão um ótimo relacionamento e ambos serão favorecidos.
É sempre bom lembrar que quanto mais longa for a relação, mais vantagens você poderá ter quanto a preço.

 

4. TENHA UM ARMAZENAMENTO DE QUALIDADE

Estoque não é sinônimo de bagunça, muito pelo contrário, ele precisa estar em perfeito estado para todo o restante funcionar.
A qualidade do estoque está diretamente ligada ao esforço no qual os empregados exercem para mantê-lo bem estruturado. Ou seja , quanto mais organizado ele for, menos trabalho você terá para arrumá-lo.
As grandes empresas de armazenagem possuem funcionários especializados em logística para manter a organização no estoque.

 

5. DISPONHA DE SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUE

A chave mestre para o seu sucesso está aqui. Um sistema de controle de estoque eficaz permite que você comande todo o procedimento de armazenagem da sua empresa.
O sistema permite você localizar o item, saber a quantidade exata, verificar o fluxo de entrada e saída, entre outras questões como: finanças e legislação.
Mas o que eu quero dizer com isso? Acompanhar todo processo por meio de um sistema permite mais rapidez para identificar e corrigir imprevistos, antes que ele se transforme em um prejuízo.

 

6. ELABORE UM FLUXO DE ENTRADA E SAÍDA

Registre e controle tudo que entra e sai da sua empresa. Utilize um bom sistema de gestão de estoque, acompanhado de planilhas e checklists para fiscalizar a movimentação de produtos no seu ambiente de trabalho e evitar perdas e extravio.

É essencial manter um controle ativo sobre sua empresa e mercadorias, a organização dela depende de seus esforços. Para se obter bom trabalho e sucesso, seus produtos e dinheiro precisam ser bem gerenciados. Se você pensar dessa forma, ficará fácil e motivador organizar o estoque com mais eficiência.

É REVENDA INTELBRAS ?  Agora você tem uma área exclusiva.

x