Se você quer abrir uma oficina mecânica, auto center ou auto peças, descubra um dos erros que mais atrapalham o andamento dessas oficinas e podem levar a falência. Se você já tem uma loja e pensa em se destacar nesse cenário, acompanhe as dicas e garanta de vez o sucesso da sua oficina.

Um dos maiores erros cometidos na gestão desse segmento é não ter o controle do estoque. Muitas oficinas trabalham com anotações em cadernos, planilhas, como forma de organizar a entrada e saída de produtos ou peças. Porém, além de deixar o trabalho manual e desorganizado, ameaça a segurança dos seus arquivos devido às grandes chances de erros.

 

Tire todas as dúvidas sobre estoque e saiba como melhorar seu negócio.

 

A primeira questão é: O que preciso saber sobre estoque?

 

 


O estoque é o conjunto de produtos existentes no seu estabelecimento, seja os produtos arrumados nas prateleiras ou guardados no galpão. Todas as atividades da oficina dependem de um bom controle de estocagem. Ter a quantidade exata dos produtos da sua empresa, com todas as características, preços e necessidades sazonais, é ter garantido uma boa gestão de negócios. No
estoque de uma empresa estão guardados os itens que serão usados na prestação de serviço ao cliente. Qualquer conserto, reparo ou troca de peças, dependerá dos itens que estão armazenados lá. Por isso, é importante fazer um investimento para o estoque, para facilitar a arrumação e o controle dos seus depósitos.

 

Confira abaixo quais as vantagens para sua oficina em ter um estoque organizado:


– Melhora o seu atendimento

 

 

Estoque organizado é sinônimo de bom atendimento, isso significa que um estoque com fácil visualização dos produtos, agiliza o processo do funcionário em encontrar o que o cliente precisa, ou até mesmo informá-lo em causa de falta do produto e sobre possíveis previsões de chegada. É essencial saber a quantidade de produtos que possuem em sua oficina, seja uma loja grande ou pequena, é extremamente importante ter esse conhecimento, muitas empresas têm dificuldade de fazer isso de forma profissional e esse problema está ligado à falta de conhecimento de como administrar e planejar seu estoque.

 

 

– Evita prejuízos


Os produtos desse segmento precisam ter cuidados redobrados. A manutenção do carro dos seus clientes merece respeito e qualidade, e quanto mais importância e cuidado você tiver com seus produtos, mais clientes ficarão satisfeitos com seu serviço. Antes de guardar seus pneus faça uma limpeza no seu estoque, sujeiras podem danificá-los. Também fique atento ao modo como for guardar, se ficarem muito tempo amontoados um do outro, estragam com mais facilidade. Outro problema, são os produtos químicos e tóxicos, é preciso manter o  devido cuidado nesse local para evitar estragá-los. Separe um espaço no seu estoque para os produtos que precisam de um cuidado mais específico, não misturá-los evita correr o risco de contaminação, levando a perder tudo. Outra situação, é o estoque excessivo, tenha anotado as quantidades de produtos que você tem, a data de compra, validade, e evite compras duplicadas. Mensure o número de produtos que você vendeu nos meses anteriores, para planejar a próxima compra, dessa forma, a administração fica mais organizada e certeira.

 

– Planeja promoções para seus clientes

 

Criar campanhas promocionais ajuda a atrair novos clientes e fideliza os antigos, além de mostrar que sua oficina está buscando inovar e crescer. Com a ajuda do estoque você consegue visualizar produtos que estão parados, ou em grande quantidade, possibilitando criar promoções com serviços aos seus clientes, isso não significa perder dinheiro mas sim ganhar oportunidade para sua oficina. Conseguir parcerias com empreendimentos próximos, além de ganhar visibilidade, mais pessoas buscarão seus serviços. Você também demonstra aos clientes que quer facilitar a vida deles com preços mais em conta.

 

– Organiza suas compras futuras

 


Gerenciar bem o estoque é cumprir os prazos de entrega prometidos. Aumenta a confiança dos consumidores, mantém a receita positiva e, consequentemente, o faturamento do seu negócio. Com todo o estoque organizado, você terá uma
visão amplificada do que precisa comprar, do que está faltando. Uma dica também, é procurar referência de produtos na internet do que está sendo mais utilizado e procurado pelos seus clientes, use a tecnologia a seu favor, e na próxima cotação inclua novos produtos, isso ajuda a liberar recursos que poderiam ser mais bem investidos em áreas estratégicas para a expansão da empresa.

A grande chave para o sucesso é encontrar a quantidade ideal de estoque que não onere custos de armazenagem nem de entrega, de forma a não haver produtos em falta quando o cliente procurar.

 

Depois de ler todas essas vantagens, fica a pergunta:


Como faço para a ter um controle de estoque eficiente?

Ter um plano de controle para estoque é essencial para conseguir se organizar e ter uma visão ampliada de futuras demandas da empresa, como em períodos de sazonalidade, em que tem um aumento ou baixa de vendas, ou se prevenir de gastos desnecessários, compras duplicadas, entre outras situações.  A solução mais eficaz para não perder dinheiro podendo afetar todo o desempenho da sua loja, é ter um sistema que seja completo que você consiga ter exatamente todas as informações sobre seus produtos. Um sistema completo é aquele que você encontra as seguintes funcionalidades:

  • Localização física do produto dentro do estoque e controle os produtos por setor do estoque
  • Faça uma compra em caixa e converta a entrada em unidades
  • Conferência para saber produtos que estão com discrepância de quantidades
  • Cadastro automático de produtos e fornecedores
  • Gerenciamento de perdas ou quebras dos produtos, baseado em Relatório de Movimentação de Estoque.
  • Cadastramento de produto no estoque realizando a replicação de um produto já cadastrado.
  • Geração e impressão de códigos de barra para produtos que não esteja cadastrado no sistema.

 

Encontre um sistema que leve satisfação e manutenção para os clientes e que atenda as exigências da legislação tributária, fornecendo dados relevantes sobre a produção e comercialização.

 

Fontes:
https://blog.sage.com.br/controle-de-estoque-a-importancia-de-manter-tudo-organizado/
http://blog.qblz.com.br/2017/03/16/a-importancia-de-um-estoque-organizado/
https://exame.abril.com.br/pme/4-dicas-para-acertar-no-estoque-da-sua-empresa/
http://chiptronic.com.br/blog/gestao-de-estoque-4-dicas-praticas-para-oficinas

http://chiptronic.com.br/blog/e-book-guia-para-gestao-de-estoques-em-oficinas-mecanicas
http://chiptronic.com.br/blog/4-dicas-essenciais-sobre-administracao-de-oficinas-mecanicas
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1677729-metade-das-empresas-fecha-as-portas-no-brasil-apos-quatro-anos-diz-ibge.shtml

http://chiptronic.com.br/blog/gestao-de-estoque-4-dicas-praticas-para-oficinas

É REVENDA INTELBRAS ?  Agora você tem uma área exclusiva.

x