FECHAMENTO DE CAIXA: 5 DICAS DE OURO PARA UM FECHAMENTO IDEAL NA SUA EMPRESA

Seu caixa não fecha ao final do expediente? Vou ensinar a você como fechar o caixa, através de 5 dicas de ouro.

Eu aposto que a Dica #4 irá surpreender você. Por quê? Ela é ignorada pela maioria dos empreendedores e operadores de caixa. Ela faz toda diferença. Continue lendo e conheça as 5 dicas de ouro abaixo:

 

1. CHECAR OS VALORES AO ABRIR O CAIXA

Você já abriu o caixa sem verificar e informar o valor inicial do caixa?
É muito importante verificar o valor do suprimento, conhecido como fundo de troco. Em caso de dúvidas, verifique mais de uma vez! O que não podem existir são dúvidas sobre o valor do caixa. O operador deve estar convicto que iniciou o caixa com o valor correto na gaveta.

 

2. REGISTRAR TODAS AS ENTRADAS E SAÍDAS

Pegar um valor no caixa para realizar pagamentos, compras, é algo comum acontecer nos estabelecimentos. Acontece isso com você?
Para não acontecer mais, registre todas as entradas e saídas realizadas no caixa. Guarde todos os comprovantes, que serão impressos, para fazer a conferência no fechamento do caixa.

 

3. DOCUMENTOS SEPARADOS POR TIPO DE PAGAMENTO

Ao fechar o caixa, os comprovantes estão todos misturados e você acaba somando débito com crédito, ticket com crédito… Não se desespere. Os documentos separados por forma de pagamento, após cada venda ou operação, é uma boa prática para um fechamento de caixa rápido e eficiente. Os principais tipos de comprovantes são:

  • Cartão de Crédito
  • Cartão de Débito
  • Ticket

Aconselho que os comprovantes de cartão de crédito e débito sejam separados por bandeira. Se você utiliza TEF e um sistema de gestão, terá uma grande vantagem, pois é possível conciliar automaticamente os cartões por bandeira, além de suas taxas e lançamentos.

 

4. MELHOR HORÁRIO PARA O FECHAMENTO

No meio do fechamento de caixa aparece um cliente que deseja pagar… Você volta a contar os valores novamente. Já aconteceu com você? Para não existir divergências e dúvidas nos valores, o fechamento de caixa deve ser feito em todo final de expediente, ou na troca de operadores. É importante ter atenção para a concentração dos operadores, por isso, escolha horários com fluxo menor de clientes.

 

5. FINALIZAR O FECHAMENTO DE CAIXA

Para finalizar o fechamento de caixa, o operador deve conferir os valores totais em dinheiro, comprovantes com o relatório de fechamento, que armazena os valores de acordo com as vendas e operações ao longo do dia. É importante que durante o fechamento o operador de caixa não tenha acesso aos relatórios do caixa.
Com um sistema de gestão, o operador vai lançar os valores computados para que seja realizado um comparativo com o que foi registrado no sistema, realizando automaticamente a divergência