Transformando seus vendedores!

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Quem nunca entrou em uma, duas ou três lojas e achou os vendedores todos iguais?

Nesse mercado os profissionais parecem ter saídos todos do mesmo lugar e isso afasta possíveis clientes cansados dessa padronização que já está mais do que saturada. Um atendimento diferenciado nos dias de hoje não é artigo de lojas de luxo, é uma necessidade para todos!

A capacitação de seus vendedores vem com o tempo e você deve ter isso em mente, não cobre de um novato o mesmo que se cobra de um veterano, isso desestimula e causa a frustração do recém contratado. A demissão deve ser a ultima alternativa, é um caminho custoso e que não resolve o problema final. E por que não incentivar seus vendedores mais experientes a auxiliar os novatos? O sistema de coaches já é muito utilizado no mercado atual e você não deve ignorar esse método.

Usar sua própria mão de obra já experiente é uma maneira prática e econômica de capacitar seu novo pessoal e sempre manter a qualidade de seus vendedores. Além do treinamento que seus funcionários mais experientes, seus coaches, darão ao seu recém contratado, não deixe de investir pesado em um programa de treinamento focado no desenvolvimento pessoal de seu vendedor. Relacionamento interpessoal e proatividade são as chaves nesse ramo de concorrência tão ampla. É fundamental que seu vendedor saiba de maneira clara e coesa como fazer perguntas, interpretar as respostas e ouvir seu cliente. Isso com certeza vai fazer com que sua equipe de novos funcionários já entre no mercado com uma capacitação de alto nível. De maneira geral seus coaches conseguiram resolver a maioria dos problemas cotidianos do seu negocio, apesar disso, o exemplo tem que vir de você!

Tenha conhecimento amplo e informações sempre atualizadas sobre seu produto, cliente e sua concorrência. Você deve ser o líder e o direcionador de seu negocio, não apenas o “CHEFE” ou o “PATRÃO”. Sempre incentive o desenvolvimento das seguintes habilidades e atitudes em seus vendedores:

 

  • Comprometimento – Recompense seu vendedor pela sua dedicação e comprometimento no trabalho.

 

  • Abordagem – Esse que é o grande ponto que diferencia bons e maus vendedores treine seus vendedores em como fazer uma boa abordagem.

 

  • Autodesenvolvimento – Como já citado no artigo acima, invista no desenvolvimento pessoal de seu vendedor. Com vendedores mais seguros de si, as vendas são uma conseqüência certa.

 

  • Negociação – Se o seu negocio permite, treine o poder de negociação do seu vendedor, ele deve ser persuasivo e atencioso as necessidades do seu cliente.

 

Seguindo as dicas e pontos citados aqui nesse artigo, sua equipe de vendedores estará sempre renovada e com o moral alto, pontos indispensável para sempre manter a qualidade e o bom atendimento do seu negocio.

 

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