MARKUP: Descubra o preço exato para ter 30% de lucro sob seu produto!

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É comum que alguns comerciantes precifiquem seus produtos de forma aleatória ou baseando-se no concorrente. Quando isso acontece você  pode estar sujeito a riscos como, perder clientes por cobrar um preço muito acima. Ou cobrar um preço que no fim não cubra os seus custos com despesas, e por isso, acabar fechando as portas.

Mas como saber o preço ideal para meu produto? Como atribuir uma margem de lucro adequada? Saiba que existe um método para ajudar você a calcular o preço de venda, de forma que esse preço cubra todas suas despesas com aquisições do produto, movimentação, distribuição e ainda te garantam uma margem de lucro.

Neste artigo vamos te mostrar como identificar as despesas e como calcular o preço de venda para que você tenha uma margem de lucro de 30%.

 

O que é o Markup?

Este método de precificação é baseado em custo, chama-se Markup, que é um índice, que funciona da seguinte forma:

Você identifica um percentual de despesas variáveis para cada unidade do seu produto. E também identifica um percentual que represente suas despesas fixas. E em seguida defini-se um percentual para margem de lucro (no nosso caso 30%).

E esses percentuais são aplicados na seguinte fórmula:
100/100-(DF+DV+ML)

O resultado dessa conta é o seu Markup! Multiplicando esse índice pelo preço de aquisição (ou produção) do produto, você acha o preço de venda!

Mas para começar este cálculo você deve ter ciência todas as suas despesas. Sabemos que reunir todos os gastos mensais, pode ser trabalhoso. Porém quanto mais valores você dispuser para o cálculo, mais assertivo será a sua margem de lucro em relação a seus custos.

Pois bem, para te ajudar a identificá-los vamos a este exemplo prático:

Achando o preço de aquisição do meu produto.

Vamos supor que compremos na fábrica ou em um distribuidor cada unidade do produto a 4 reais.

Achando o percentual das despesas administrativas (despesas fixas).

Esse percentual é achado em cima do faturamento do seu negócio. Vamos supor que seu faturamento bruto mensal seja em média 50.000 reais.

Porém, sabe-se que você ao mês gasta cerca de:

2.800 reais para pagamento de funcionários
500 reais de aluguel
300 reais de luz + água
200 reais com combustível
150 reais de telefone
50 com material de limpeza

totalizando um gasto de 4.000 reais com despesas administrativas (fixas)

dividindo esse valor pelo seu faturamento mensal:

4.000/50.000= 0.08 , ou seja 8%

DF (despesas fixas) = 8%

Achando o percentual de despesas variáveis.

Estas são as despesas que variam com forme suas vendas. Esse percentual é referente aos impostos sobre suas atividades.

As alíquotas variam conforme a localização do estabelecimento e o regime tributário em que foi enquadrado o seu negócio.

Vamos supor que para o seu negócio temos as seguintes condições de tributação:

PIS: 1,65%

COFINS: 7,60%

ISS: 2,00%

IRPJ: 1,97%

CSSL: 1,18%

TOTAL: 14,40% + comissão de funcionários (5,60%) = 20%

DV (despesas variáveis) = 20%

 

 

Atribuindo o lucro.

Qual lucro você deseja? No nosso caso, de acordo com o título deste artigo, vamos atribuir um percentual que é bem comum no mercado. Vale lembrar que o percentual varia de acordo com o segmento, e de acordo com cada produto, que pode levar uma margem diferente dependendo das suas estratégias de venda. Esse índice pode ser facilmente substituído na conta, gerando um novo índice de Markup e consequentemente um novo preço de venda.

Lucro desejado = 30%

 

Hora do Calculo.

Agora que você já tem todos os percentuais definidos, vamos usar a seguinte fórmula para achar o índice do Markup:

100/100-(DF+DV+ML)

 

100% (Preço unitário total de venda em percentual)
4% (Despesas fixas)
25% (Despesas variáveis)
30% (Margem de lucro)

 

Ou seja:

 

100/100-(8+20+30)=
100/100-(58)=
100/42= 2.380952381

 

2.380952381 é o nosso Markup! Nosso multiplicador que nos permite ter 30% de lucro e ainda cobrir nossas despesas!

Sendo assim, agora multiplicamos nosso Markup pelo preço de aquisição do nosso produto. Que na fábrica custou 4 reais, segue o exemplo:

2.4390243902 x 4 = 9.5238095239

Chegamos a conclusão que podemos revender nosso produto por R$9,52 que ele cobrirá todos os custos e nos dará 30% de lucro!

Agora é só aplicar esta técnica para os seus produtos!
E boas vendas!

 

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