Defina a comissão dos seus vendedores sem erros!

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Os vendedores são a peça chave para qualquer varejo e é preciso que eles sejam valorizados, eles são responsáveis pela busca de novos clientes e por fidelizar os antigos, é essencial que a motivação e dedicação de seus vendedores sempre estejam em alta para que as metas sejam alcançadas. Nesse artigo vamos te mostrar 3 alternativas de como fazer o pagamento e organizar a comissão de seus vendedores.

  • Salario fixo + Vendas:

Esse é o formato mais comum para os varejistas, você paga um salário fixo ao seu colaborador mais uma comissão pelas suas vendas. O ponto positivo desse método é que sempre existe um incentivo real para o seu vendedor se dedicar e vender mais; vendeu mais, ganhou mais. O ponto negativo é que se o seu vendedor não vender bem, ele acaba dando prejuízo por ter que receber um salário fixo todo mês, ele acaba “não se pagando“.

  • Proporcional às vendas:

Um dos modelos mais presentes no mercado atualmente é o “proporcional às vendas”. Você ganha só se vender, se não vender não ganha nada. Normalmente é utilizado pelos autônomos por contar com um custo fixo bem abaixo do padrão, com isso também vem um lado negativo, normalmente não se consegue exigir o mesmo de um funcionário contratado por CLT e um autônomo que não tenha obrigações contratuais.

  • Método Misto:

Certas empresas acabam precisando de colaboradores tanto fixos quanto autônomos para suprir suas necessidades. O ponto positivo desse método é que você acaba suprindo qualquer necessidade eventual por ter mais de uma opção; O ponto negativo aqui é que não se pode tratar os colaboradores de forma generalizada, é necessário um tratamento individual para cada.

 

Fazer o gerenciamento de comissão dos seus vendedores não é tarefa simples, é necessário experimentação e experiencia na área para se ter noção do método ideal. Esses 3 métodos acima se encaixam na maioria de varejo e tem grande chance de suprir sua necessidade.

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