Total Control > Blog > 9 Passos para reduzir custos

PLANEJAMENTO

Com uma visão macro, a redução de despesas deve ser considerada um objetivo, o qual demandará metas e estratégias. Para facilitar essa atividade, veja exemplos de como identificar e atacar os custos.

 

PRIORIZAR OS RESULTADOS MAIS IMEDIATOS

De início,  é importante que os gestores atuem nos custos fixos ou variáveis com maior impacto na lucratividade do negócio. Isso porque com resultados imediatos as pessoas ficam incentivadas a continuarem diante da necessidade de mudanças e sacrifícios.

 

CRIAR UMA POLÍTICA DE INCENTIVO

A medida que as metas forem alcançadas, conceder recompensas individuais ou coletivas é uma boa estratégia. Um simples exemplo, premiar colaboradores se os desperdícios de mercadorias sofrerem uma redução significativa.

 

INCORPORAR A ECONOMIA À CULTURA DA EMPRESA

Fazer com que a empresa mantenha seu mecanismo para que a economia de recursos se torne parte do hábito e costume de organização, é uma estratégia interessante. Para tanto, além de dar exemplo, seus gestores podem investir em marketing interno, enfatizar esse aspecto em reuniões, fixar premiações, investir em palestras e workshops, entre outras atividades.

 

COLHER IDEIAS COM AS EQUIPES

Por estarem mais próximos das operações, os colaboradores podem gerar ideias valiosas para redução de custos. Até porque, trata-se de uma forma de considerar as características da empresa, com o auxílio de reuniões, pesquisas de campo, entrevistas, etc.

 

MITIGAR A CARGA TRIBUTÁRIA

Escolher um regime tributário que, em relação ao seu porte, seja menos custoso possível, isso fará com que a empresa trabalhe para evitar situações que conduzem a incidência de impostos. É importante buscar o auxílio de advogados, contadores e especialistas em gestão para traçar um planejamento tributário que facilite a redução de custos.

 

NEGOCIAR MELHORES CONDIÇÕES COM FORNECEDORES

Contratos com fornecedores são um dos pontos em que há mais abertura para negociação, principalmente, em acordos de longo prazo. Visto que, normalmente, haverá um concorrente disposto a substituir aqueles que não atendem às expectativas dos contratantes.

CONTROLAR O TURNOVER

Investir em práticas de liderança e gestão de pessoas é ideal para eliminar custo de recrutamento, treinamento e demissão de profissionais que deixam a empresa e são substituídos. Entre outras práticas, como, criar planos de carreira, buscar a satisfação dos colaboradores, considerar a cultura organizacional nos recrutamentos.

 

DEFINIÇÃO DE METAS

O objetivo de reduzir custos deve ser desenvolvido em pequenos passos a serem cumpridos mensal, semanal ou diariamente. Trata-se, ao mesmo tempo, de tornar o resultado mais próximo do dia a dia e criar mecanismos de controle.

Uma metodologia útil para criar metas é a S.M.A.R.T. Conforme suas diretrizes, as etapas precisam conter os seguintes atributos:

 

  • Específicas (Specific) – o que será feito e quando será feito;
  • Mensuráveis (Measurable) – critérios verificáveis e mensuráveis no dia a dia;
  • Alcançáveis (Attainable) – expectativas dentro das possibilidades;
  • Relevantes (Relevant) – consequência significativa para o negócio;
  • Temporais (Time-based) – prazos para cumprimento.

 

Descubra metodos simples para fazer o seu comércio dar certo.
https://totalcontrol.com.br/novo/varejo-2-0

É REVENDA INTELBRAS ?  Agora você tem uma área exclusiva.

x