Padaria: o que fazer para ter sucesso

Com um mercado praticamente absoluto no ramo alimentício, as padarias são uma ótima escolha para quem quer abrir um estabelecimento próprio.


Padaria ou panificadora é um comércio (geralmente também é uma pequena indústria de fabricação dos itens comercializados, em casos nos quais os proprietários vendem somente produtos terceirizados) de grande popularidade em vários países. Em sua grande maioria, são empresas de pequeno porte. O pão e demais produtos panificados como pães doces, salgados, biscoitos etc, são os principais produtos comercializados pelas padarias.

Quem não gosta do cheiro de pão quentinho e não se sente atraído quando passa em frente a uma padaria? O Negócio de padaria está relacionado aos sabores, sensações e alimentação.

Atualmente, as padarias tradicionais estão dando lugar a estabelecimentos comerciais com vasta opções de produtos diversificado. Desde o início dos anos 90, elas estão se transformando em lojas que pouco lembram os tempos da caderneta, quando as contas do freguês eram anotadas para um local onde você pode se encontrar com os amigos para comer algo.

 

Com a mudança em economia, tecnologia, cultural, social e mercadológica, que houve nas últimas décadas, abalou o setor de alimentos, e mais especificamente o de panificação, o que aumentou a preocupação das padarias em relação a concorrência de mercado e seu potencial.

 

E pensando em seu negócio que nos dias de hoje, nós temos uma subclassificação entre as padarias:

 

  • Padaria master: amplo mix (oferta) de produtos, oferece toda a conveniência ao consumidor para que este não necessite se deslocar a outro local;
  • Padaria gourmet: apresenta alimentos prontos para todas as refeições;
  • Padaria express: foco em lanches e refeições rápidas, com um atendimento ágil;
  • Padaria especializada, confeitaria: fabricação própria, com qualidade e reconhecimento do nome da padaria em produtos.

O setor da panificação vive um momento de novos desafios e tecnologias, a buscar a sua afirmação definitiva de relevância dentro do cenário econômico. Constituído na quase totalidade por pequenos negócios, esse setor está diretamente relacionado com outros segmentos da economia e tem participação incisiva como potencial gerador de emprego e distribuidor de renda.

 

Adequação de negócios

 

Para uma padaria fechar não é azar, mas sim uma má administração do negócio. más decisões, causam insucesso e em sequência o fechamento do seu negócio.

Um bom empreendedor deve compreender o mercado e se adaptar às mudanças que ocorrem com o consumidor e aproveitar as sutilezas do negócio para mudanças no perfil e layout da loja ( planejamento do interior e exterior da loja).

 

Faça um estudo do perfil de clientes que você tem, uma mudança para uma área exterior com cadeira para poder sentar e aproveitar o lanche da tarde ou um final de semana pode fazer diferença em retorno financeiro.

 

Ter degustação não significa que vai ter prejuízo, mas é uma forma de mostrar aos clientes outros produtos da padaria e também uma receita nova para sabe se põe ela a venda ou não, podendo promover o retorno de clientes e um aumento valor médio de vendas.

 

Incorporação de tecnologia

 

uma pequena mudança no caixa ou até mesmo com tvs para os clientes dentro do seu estabelecimento, pode resultar muito na forma da visão do seu estabelecimento.

passar o jornal na parte da manhã, e no horário do almoço e até deixar uma para marketing tanto do seus produtos como também de outras lojas, podem agregar valor ao seu estabelecimento.

 

uma das formas de marketing é ter atrativos para atrair novos clientes e ter novidades para fazer os atuais para continuarem a voltar.

sempre procura formas de divulgar seus produtos e eventos em redes sociais.

além da incorporação de sistema para a agilidade e automação do trabalho, você ainda pode estar possibilitando formas de fidelidade, cupons e descontos.

 

tudo mesmo pode ser melhorado se a intenção é continuar no mercado e estar vendendo, mesmo até uma pequena mudança pode ser algo bom para o seu  futuro.

 

É REVENDA INTELBRAS ?  Agora você tem uma área exclusiva.

x